A verdade sobre as UPPs

Violência urbana no Rio de Janeiro não é nenhuma novidade.
A falta de uma política de prevenção e repreensão também não.
O tiroteio no último mês em plena manhã em São Conrado só ilustra essa deficiência.

Mas para não dizer que as autoridades cariocas nada fazem para resolver essa situação, existem as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).


Elas são a menina dos olhos do Governador Sergio Cabral e do Prefeito Eduardo Paes. Cada inauguração de UPP é um evento! Primeiro o Bope sobe a favela, quase sempre sem confronto, quando há, são aprendidas algumas drogas e armas, mas não vemos nenhuma prisão ou morte de bandidos.
Depois que a poeira baixa, é inaugurada uma Unidade da policia pacificadora bem no coração da favela. A melhoria na qualidade de vida no local é imediata.
Tudo isso seria lindo se não fosse por um porém: e para onde vão os marginais que antes tiravam o seu sustento do tráfico de drogas no local?


Os de mais baixo escalão na hierarquia da boca, vão continuar morando no mesmo local, mas vão partir para outras atividades, como roubo de carros e seqüestros relâmpagos nos bairros próximos a comunidade. E os que já são conhecidos da polícia tiveram que fugir do morro, mas estão em comunidades vizinhas controlados pela mesma facção, exercendo as mesmas funções só que em outra trincheira.



Isso mostra que as UPPs não estão limpando as favelas cariocas, mas sim, varrendo a sujeira para debaixo do tapete.
Entenda que não sou contra as UPPs, mas vendê-las como a solução para a violência no RJ é uma tremenda forçação de barra!

Não se deixe enganar, cidadão! Fique sempre atento ao que é divulgado na mídia, principalmente as vésperas de uma eleição. Faça sempre uma análise crítica e decida no que e em quem você vai acreditar.

Deixe seu comentário

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails