Por que os pilotos Kamikazes usavam capacete?

Desde criança ouço perguntas como essa, aparentemente sem uma resposta lógica. "Alguém já viu filhote de pombo? Enterro de anão? Porque tudo junto se escreve separado e separado escreve tudo junto?
Usando toda minha curiosidade e dotes detetivescos, busquei fundo na etimologia de cada assunto obscuro na tentativa de responder a essas questões cruciais para a perpetuação da humanidade...ou não.
E assim foi criada a seção FAQ?, onde toda semana traremos uma resposta verdadeira (coisa difícil nesse blog) para uma pergunta obscura.Talvez com essas respostas você não mude o mundo, mas com certeza vai ter bastante assunto pra mesa do buteco...




Kamikaze foi o nome dado aos pilotos japoneses na Segunda Guerra Mundial que arremessavam seus aviões contra os navios inimigos pois não tinham combustível o suficiente para chegar em uma base segura. Muitos se perguntam o porque desses pilotos usarem capacetes, já que iriam explodir junto com seus aviões.



RESPOSTA
Em aviões, os capacetes nunca foram utilizados para proteger os pilotos em casos de acidentes. No início da história da aviação, eles serviam para manter aquecida a cabeça dos pilotos, que voavam em cabinesabertas. Mais tarde, já em cabines fechadas, eles tinham a finalidade de acomodar fones de ouvido e microfones, permitindo a comunicação dos pilotos com a base por meio de rádio. Para os camicazes, os capacetes funcionavam como o canal os dirigia até seus alvos.

4 comentários:

  1. Finalmente descobri... ms falta de raciocinio mesmo; HEHE otimo post. Valeu

    ResponderExcluir
  2. E outro mito que se imagina ser fato: Eles gritavam BANZAI! Saiba que não gritavam nada. Ouviam, sim, a 9ª Sinfonia de Beethoven durante o voo.

    Leia no artigo: Kamikazes não gritavam Banzai. Que está no blog Recanto das Palavras, sob o link:

    http://recantodaspalavras.com.br/2008/09/09/kamikazes-nao-gritavam-banzai/

    ResponderExcluir
  3. Esta foi a última postagem do blog datado de abril de 2011, o que houve desde então?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails