Dicas valiosas para ser aprovado em concursos públicos

Hoje em dia a melhor opção de emprego é mesmo ser servidor público. Milhares de pessoas sonham com isso e engrossam as estatísticas de relação candidato/vago de qualquer edital.
Cada candidato tem seus métodos de estudo, seja individual ou buscando ajuda dos famosos "cursinhos", mas mesmo os mais preparados podem ser dar mal no momento da prova. Seja por nervosismo ou por não conseguir administrar o tempo de prova. Agora o Metabolismo Basal lhe dará dicas valiosas para ajudar sua aprovação e ingresso na carreira pública:

Antes da prova
Leia o edital com atenção. Separe todos os documentos pedidos e o material a ser utilizado (nunca entendi esse tesão que eles têm pelo lápis 2B). E bom levar também uma garrafinha d'água e algo para comer. A maioria prefere os chocolates e barras de ceral, mas um conselho que dou é levar salgadinhos fandangos ou batatas Rufles. O barulho que você vai fazer abrindo o pacote e mastigando os biscoitinhos vai desconcentrar seus concorrentes vizinhos. mas tome cuidado com a quantidade e aqualidade do que vai comer, tanto na hora da prova quanto na noite anterior, para que você não tenha que sacrificar parte do tempo da prova sentado no troninho...

Saia de casa com bastante antecedência, para chegar no horário e com tempo para descansar e se concentrar alguns minutinhos antes do início da prova.

Escolha bem o local onde vai sentar. caso não haja lugares marcados, verifique em que partes da sala bate sol, onde fica o ar condicionado e o ventilador. Evite também sentar atrás de uma menina muito gata e acabar se distraindo olhando para o cofrinho dela.

Primeiros minutos da prova
O início da prova é um momento de muito nervosismo, por isso, comece com a matéria que você mais domina. Desse jeito dá tempo da adrenalina baixar e você não fica com a impressão de que a prova está muito difícil.
É preciso, também, não deixar disciplinas que exigem longas leituras –como português- muito para o fim, quando o cansaço mental tende a ser maior. Alternar questões de exatas com as de leitura pode ser interessante, porque são solicitadas áreas distintas do cérebro

Deu branco!
É na hora de começar a prova que pode acontecer o temido “branco”, que pode ser bastante minimizado se conseguir se tranquilizar um pouco: algumas inspirações e expirações mais profundas e lentas ajudam a recuperar o equilíbrio. Na verdade, você não esqueceu as informações – elas estão ali, mas o estresse excessivo faz com que não sejam acessadas

E se não souber uma resposta?
A duração da prova é a mesma para todos, mas quem sabe tirar o melhor proveito dos minutos conquista grande vantagem. A leitura de cada questão deve ser atenta e concentrada, tanto do enunciado, quanto de todas as alternativas. Caso contrário, há o risco de o candidato assinalar precipitadamente uma opção que parecia correta, deixando de considerar algum detalhe.

Por outro lado, se após a leitura o candidato não tiver certeza da alternativa a ser marcada, não deve gastar mais tempo tentando descobrir naquele momento. Deve anotar as informações importantes ao lado da questão e seguir para a próxima.

Chegando ao fim, retorna-se à primeira matéria para resolver as questões que ainda não estão assinaladas. O cuidado, aí, é não gastar tempo relendo o que já estava decidido. Corre-se o risco de apagar uma marcação correta e substituí-la por uma errada, além de desperdiçar tempo que deveria ser dedicado às questões ainda não assinaladas.

Seguindo esse processo, as perguntas mais difíceis e/ou trabalhosas ficarão para o final e as de solução mais simples e rápida serão resolvidas de imediato. Com esse cuidado, é possível garantir o máximo de pontos, com o mínimo de tempo, em todas as disciplinas. E ainda sobra tempo para dedicar às questões realmente mais complexas, com a tranquilidade de que todo o resto está feito.

Hora certa da pausa
Muitas vezes, aproveitar o momento entre a primeira rodada de matérias e a segunda para ir ao banheiro é bastante proveitoso. Além de eliminar qualquer possível desconforto, o fato de o candidato retirar-se do ambiente da prova ajuda a "clarear" a mente e a ter uma visão melhor das questões no retorno.

Se houver uma parte discursiva, é interessante tentar fazer o esboço da mesma logo após a primeira rodada na prova objetiva. Se, além da estrutura, o candidato conseguir desenvolver a dissertação, melhor ainda –já deixa o rascunho pronto. Caso contrário, pode ser melhor retornar à parte objetiva, para não perder tempo, lembrando de voltar para concluir a parte discursiva e passar a limpo.

O cartão-resposta
O cartão-resposta deve ser marcado ao final de tudo, com calma e atenção, uma questão por vez, reservando-se algo em torno de 15 a 30 minutos para isso, conforme o número de questões.

Relaxe!
No dia da prova, o mais importante é manter a serenidade, haja o que houver. De nada adianta ficar lamentando não ter estudado um ou outro ponto. Nem se desestabilizar caso surja algum assunto nunca visto. Também é essencial estar concentrado e procurar se abstrair de todo o resto: há casos de barulho na vizinhança, gente na sala com cacoetes ruidosos e nada disso pode tirar a concentração do candidato.

Além de tudo, é sempre bom lembrar que, por melhor que seja o concurso, sempre haverá outro. O candidato deve fazer o melhor que puder e aguardar os resultados. Caso não seja aprovado, deve retomar a preparação, procurando corrigir os erros cometidos anteriormente.

Fonte G1

Deixe seu comentário

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails