O pagode é racista?

Vocês já repararam que nas duas últimas décadas tem rolado um movimento (inconsciente ou manipulado?) de exaltação da raça negra?

Começou com aquelas camisas "100% negro", e hoje culmina com o sistema de cotas nas universidades, mas não sem antes passar por um dos canais de maior poder de comunicação, a música pop.

Nos anos 90, vários grupos de pagode entraram nessa onda de ufanismo negro, mas que, na minha opinião cruzaram a tênue linha entre a ode a algo e o preconceito ao diferente. Acha exagero? Ou você discorda que uma banda chamada "Só Branco sem Preconceito" ou "Raça Branca"  iria ser muito mal recebida em determinados lugares?

Por isso gosto do extinto grupo "Os Morenos", pelo menos eles ficaram em cima do muro e apostaram na miscigenação da população brasileira.
Mais respeito ainda tenho pelo grupo "Soweto" que conseguiu homenagear os negros usando o nome da cidade onde nasceu Mandela e símbolo da luta contra o Apartheid, para batizar a banda. E sem ofender nenhuma outra etnia.


Percebendo a falta de homenagens ao povo branco e vendo também um gigantesco mercado consumidor,
decidimos por  explorar esse nicho. O Metabolismo Basal resolveu apadrinhar a galera do "Arianidade JR."

Arianidade Jr.

Arianidade Jr. é uma banda de pagode formada por amigos que costumavam queimar formigas com lentes de aumento durante sua infância sofrida. Hoje cantam músicas sobre seu cotidiano, hobbies e interesses em comum.
Segue abaixo o primeiro single da banda. A animada "Berlim City"


Tô chegando em Berlim
Pra curtir minha galera

Dar um abraço nos albinos
E um beijinho na minha branquela
Adolfinho também to chegando
Não vou te deixar sozinho
To levando Peter, Alfons, o Franz,
o Klaus e o Johanzinho

Pede pro Sven me levar o rifle
Que festa vai rolar até tarde
E avisa ao “Salsichão”
Que tem chucrute à vontade

Vai ficar legal, tatuagem na careca e cara de mal
Em frente a sinagoga
Espancando e fazendo um grande quebra pau



Obs¹: Esse post foi inspirado por um comentário feito no programa de rádio Rock Bola

Obs²: sei que o tema é polêmico, mas como um representante da raça intermediária (mulato, moreno,pardo ou sei lá o que) acho que tudo que é exagerado é ruim, tanto para um lado quanto para outro.

Deixe seu comentário

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails